Oratória
A oratória é a peça-chave para a capacitação plena dos profissionais e estudantes de Direito, sendo fundamental para a melhoria da qualidade de ensino, começando a princípio nas bases da educação formando profissionais atualizados, com visão crítica, preparados e conscientes. A comunicação é o fator essencial para o exercício de qualquer função na área do Direito e está diretamente ligada ao sucesso ou insucesso da carreira escolhida.
Ao advogado, em especial, saber o que falar torna-se muito mais importante do que apenas falar bem. É de extrema importância ao profissional do Direito o domínio da comunicação em todos os seus níveis, uma vez que a exteriorização do que aprendeu e da análise crítica sobre as situações fáticas serem de grande importância, pois quando transmitidas com eficiência contribuem para esclarecer, persuadir, influenciar e convencer as pessoas, principalmente aqueles que têm o poder de decidir num Tribunal.
Nesse sentido, um dos requisitos exigidos para o bom exercício da oratória é a capacitação e o domínio da Ciência do Direito, além do conhecimento geral que se tem em relação a determinado assunto, fato ou situação. Um profissional atualizado, conhecedor das mudanças sociais e entendedor das razões que geram tais transformações certamente terá sucesso onde quer que esteja. A oratória não está ligada apenas à