Importância da educação infantil
O presente trabalho tem como tema a importância da educação infantil,fruto de muitas buscas, pesquisas e minhas experiências, com o objectivode fazer uma reflecçãosobreas crianças angolanas e da educação destinadas a ela. Reconhecer as possibilidades e potencialidades delas enquanto sujeitos históricos, que se apropriam e produzem cultura, na qual, nãose tem levado em consideraçãoa etapa crucial e determinante das suas vidas.
Assim o trabalho apresenta uma introdução, desenvolvimento que faz referencia á definição dos termos e análisesucinta da realidade da educação infantil até aos 5 anos em Angola, particularizando a Huíla, conclusão e bibliografia.
Com este trabalho não pretendo esgotar o tema, mas de forma resumida despertar atenção,apontar para uma grande preocupação de todos para um assunto que merece uma análise profunda no actual contexto.
A educaçâo
É o desenvolvimento que leva o homem a tornar-se cada vez mais homem, a poder ser mais e não só a poder ter mais.
Educaçãopode significar instrução isto é o resultado de um processo de actividades dirigidas através de interacções que é o ensino, e é caracterizado pelo nível de desenvolvimento intelectual e das capacidades criadoras que leva a aquisição de um conjunto de conhecimento científico, culturais e sociais paraa formação harmoniosa das diferentes esferas que comportam a personalidade.
De acordo com Veiga (2005) uma das condições fundamentais da educação particularmente hoje é a personalização porque exige a tomada de consciência do seu próprio ser, descobrir a sua dimensão histórica, descobrir a interdependência pessoal ou os nós, descobrir-se e comportar-se como ser ético.
Nesta razão a educação é um processo eminentemente social de descobertas necessárias, que só acontece em função do homem enquanto ser estabelece relações, aprende e se desenvolve.
A infância
É o primeiro período da vida do homem.
Segundo a enciclopédia livre» a infância é um período que vai desde o nascimento