Teste de psicogênese
Teste da Psicogênese
Aluna: Débora Antunes Cruz, 2º ano de Pedagogia
Este é um teste de real significado no campo educacional. Emília Ferreiro fundamentou-o e o desenvolveu. A partir de pesquisas realizadas, percebi que é uma prática que deve ser aplicada no início de um ano letivo e periodicamente, a cada final de bimestre, para que o professor(a) possa perceber o desenvolvimento do aluno e saber em que campo precisa ajuda-lo. De acordo com os estudos da professora Júlia Virgínia de Souza, em seu blog, pude saber passo a passo como desenvolver de forma adequada o teste da psicogênese em três crianças, conforme sugerido pela professora Sheila.
Pois bem, primeiramente coloquei em mente as três crianças em que iria aplicar o teste. Duas delas estudam em escola pública. Semanalmente tenho contato com elas, pois as instruo com respeito a histórias bíblicas com o auxílio de um livro apropriado. Sempre me impressiono com a capacidade de interpretação de uma dessas crianças. Uma delas tem 7 e a outra 6. A terceira criança, 6, que veio a minha mente para entrevistar estuda em escola particular bem conceituada. Com ela eu também tenho o mesmo contato semanalmente devido a instrução bíblica. Esta, porém, diferente da outra criança de 7 não me surpreende muito a sua capacidade de interpretação.
Enfim, para realizar o teste procurei cinco diferentes figuras e pensei em quatro palavras diferentes (polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba) relacionadas a cada figura. Pedi individualmente para que escolhessem apenas uma das figuras, a que mais tenha gostado e depois interagi com a criança, perguntando-a porque a escolha de determinada figura. A seguir cada uma delas relatava o motivo da escolha e então começávamos a conversar a cerca do assunto. Ao final, eu lhe pedia informalmente que escrevesse cada palavra que eu lhes ditava em uma folha, com o espaço já definido. Depois lhes pedi para que escrevessem uma frase, na mesma folha,