A importância da Educação Infantil
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA
AROLDO SOUZA TUPAN
GILBERTO DE SOUZA OGENIO
OTAVIO RODRIGUES VERNERSBACH
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA
VITÓRIA-ES
2014
AROLDO SOUZA TUPAN
GILBERTO DE SOUZA OGENIO
OTAVIO RODRIGUES VERNERSBACH
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Monografia apresentada ao Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa – CESAP, como requisito parcial para conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Educacional Integrada, orientada pela professora.
VITÓRIA-ES
2014
RESUMO
O presente trabalho destaca a importância da Educação Infantil no que diz respeito ao aprendizado para a criança, bem como para os educadores dessa faixa etária. Procuramos primeiramente destacar como fator principal para introdução a história da criança, priorizando os caminhos que ela atravessa para se construir o processo de educação.
Contudo, sabe-se que o Ensino Fundamental é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois é considerado essencial e obrigatório à educação básica. Fato similar ocorre com o ensino nas creches e pré escolas, já que tem por base trabalhar com todas as características inerentes à criança, além de ser responsável por seu desenvolvimento psicológico, intelectual e cognitivo.
Portanto, a creche e a pré escola são fundamentais para o desenvolvimento psicológico e social em sua vida, sendo o professor e o espaço físico os responsáveis para este desenvolvimento e a própria criança interagindo uma com as outras.
Palavras chave: Educação; Creche e pré-escola; Desenvolvimento; Criança.
INTRODUÇÃO
A educação infantil durante muito tempo esteve sob a responsabilidade exclusiva da família, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que se participava das tradições e se aprendia as normas e regras existentes no