A importância da Educação Infantil
É na Educação Infantil que inicia a vida educacional, o momento em que a criança começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento. As primeiras experiências de vida são as que mais marcam profundamente o ser humano, e quando positivas, tendem a reforçar ao longo da vida suas atitudes.
Contudo, ainda não há considerável reconhecimento e valorização dessa etapa de ensino, tornando-se necessária a divulgação de seus benefícios e sua significativa colaboração na melhoria da qualidade de vida.
A Educação Infantil é algo mágico, único e essencial na vida do homem, encanta a quem a ela tem acesso, sendo rico e engrandecedor acompanhar o desenvolvimento desses pequenos seres durante essa etapa de suas vidas.
É incrível a percepção da capacidade de aprendizado das crianças, sua receptividade, carinho e pureza, e o que uma educação de qualidade e devidamente adequada ao desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional, vivenciado por elas, pode fazer em suas histórias.
Por outras palavras, a Educação Infantil é, também, uma experiência social, em contato com a qual a criança aprende a descobrir a si mesma, e desenvolve as relações com os outros, adquire bases no campo do conhecimento e do saber fazer.
Desse modo, vale ressaltar o pensamento de Vygotsky (1989, p. 148):
As experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento. É através da experiência social mediada pelo outro, nas diversas situações de convívio social da qual participa, que a criança aprende parte significativa das ações e conhecimentos necessários para sua inserção no mundo.
Nesse sentido, é fundamental que o educador oportunize experiências estimuladoras que possibilitem a criança construir seu próprio conhecimento, considerando suas características e diferenças étnicas, religiosas, econômicas e todas as suas necessidades específicas.
No entanto, é preciso considerar que as crianças são diferentes entre si, implicando assim