A importância da Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, oferecida em creches e pré- escolas, é um direito humano e social de todas as crianças, sendo obrigatória a oferta gratuita de educação infantil a partir dos 4 anos de idade. Essas novas normas foram estabelecidas pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. O novo documento ajusta a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) à Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009.
Ela nunca foi sempre igual a Educação Infância é algo que está em construção permanente, desde 1970 com entrada de mulheres no mercado de trabalho aumentou consideravelmente, resultando num crescimento significativo de creches e pré-escolas. Uma nova ênfase começou a ser dada ao trabalho nestas instituições. Buscou-se uma compensação não só das carências orgânicas, como também uma carência de ordem cultural que variou durante toda a história deixando de ser objeto apenas de cuidados maternos para ser objeto dos deveres públicos do governo. Durante muito tempo, a criança não foi considerada como um sujeito de direitos. Ela vivia à margem da família e da sociedade. Hoje, ela já é considerada como alguém que tem identidade própria, um cidadão de diretos.
O ingresso das crianças na Educação infantil contribui muito para o seu aprendizado e desenvolvimento de suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em pois relações de aprendizado e aumenta o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. O brincar no processo educativo é de muita importância, é o jeito de conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira