Importância da alimentação para saude
Enquanto a medicina busca adequar à alimentação a favor da saúde, aparecem informações sobre os benefícios e malefícios dos alimentos. O café, por exemplo, consumido em grandes quantidades provoca gastrite, elevação da pressão arterial e insônia. O consumo moderado, porém, auxilia na concentração e na memória e diminui o risco de doenças degenerativas. Melhora o humor, assim como casos de depressão. O chocolate, sinônimo de gordura e açúcar, faz bem ao coração. O abacate, que apresenta grande quantidade de calorias, é rico em diversos nutrientes como os óleos mono e poli-insaturados, que contribuem com a energia e melhoram os níveis de colesterol do organismo, ajudando a evitar doenças do coração.
Com tantas mudanças, a grande dúvida é como aliar novas descobertas a uma dieta saudável. A dica é simples: quase todos os alimentos, se produzidos e comercializados adequadamente, são benéficos à saúde. Cada um contribui para a boa nutrição. O problema não está necessariamente no tipo de alimento, mas sim na forma e quantidade que ele é consumido. "A receita de uma alimentação saudável é o equilíbrio. Todos os alimentos são importantes, desde que façam parte de uma dieta balanceada", esclarece o médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Paulo Henkin.
ALIMENTOS FUNCIONAIS
Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos. “A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo”, explica Valdemiro Sgarbieri, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.
Essas substâncias não são novidades, como às vezes prega a indústria de alimentos. As isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na