Contabilidade
Profa: MARISA ROMAGNOLLI
Capítulo I-
1.-CONCEITO DE CONTABILIDADE:
É uma ciência que permite através de suas técnicas manter um controle permanente o patrimônio da empresa.
1.1-OBJETIVO DA CONTABILIDADE:
De acordo com a Resolução CFC 774/94, do Conselho Federal de Contabilidade, a Contabilidade tem por objetivo:
“A CORRETA REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO E A APREENSÃO E ANÁLISE DAS CAUSAS DAS SUAS MUTAÇÕES. BUSCA PROVER OS USUÁRIOS COM INFORMAÇÕES SOBRE ASPECTOS DE NATUREZA ECONÔMICA, FINANCEIRA E FÍSICA DO PATRIMÔNIO DA ENTIDADE E SUAS MUTAÇÕES, O QUE COMPREENDE REGISTROS, DEMONSTRAÇÕES, ANÁLISES, DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS, EXPRESSOS SOB A FORMA DE RELATOS, PARECERES, TABELAS, PLANILHAS E OUTROS”.
Ou seja a principal finalidade é de fornecer informações sobre o patrimônio,informações essa de ordem econômica e financeira facilitando assim a tomada de decisões tanto por ordem de seus empresários como também por parte daqueles que pretendem investir nas empresas.
1.2-CAMPO DE ATUAÇÃO DO CONTADOR: a-Iniciativa Privada: Contador, Controller, Auditor, etc. b-Administração Pública: Agente Fiscal de Rendas, Contador Público, etc.
1.3-USUÁRIOS DA CONTABILIDADE:
Os usuários podem ser internos e externos e com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela contabilidade devem ser amplas, fidedígnas e suficientes para avaliação da situação patrimonial da entidade.
a)São usuários internos da contabilidade: administradores de todos os níveis, como diretores, gerentes, supervisores, etc. Caracterizam-se por serem usuários de informações mais aprofundadas e específicas.
b)São usuários externos da contabilidade: acionistas, clientes, fornecedores, bancos, credores em geral, governo, sindicatos, etc. Caracterizam-se por serem usuários de informações mais genéricas, concentrando-se nas demonstrações contábeis.