Sistema imunológico
INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS – ICB
DISCIPLINA DE ORGANOLOGIA
Acadêmicos:
Matheus Marinho, 49015
Sistema Imunitário e Órgãos linfoides
O meio em que vivemos está infestado de bactérias, microrganismos, fungos e vírus. Muitos dos quais são patógenos (causadores de infecções), causando-nos doenças. Porem entra em ação barreiras que impedem o contato desses agentes infecciosos que, por exemplo, é o caso da pele e da mucosa, elas encontram um grande aliado que é o sistema imunitário que defende combate e destrói estes organismos. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.
O sistema imunológico tem duas importantes funções, a de limpeza e a de defesa. Ele faz também com que retorne a corrente sanguínea substancias vitais tais como as proteínas que muitas vezes escapam dos capilares. Com o auxilio dos vasos linfáticos a linfa juntamente com suas células percorre todo o corpo fazendo uma varredura, detectando se há ou não invasores.
Compõe o sistema linfático na defesa: a linfa (como meio de transporte), os linfonodos, as tonsilas (faríngeas, palatina e sublingual), o timo, o baço. As células do sistema imunitário são altamente organizadas como um exército, pois cada tipo age de acordo com a sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque ou inibição, outras apresentam o inimigo as suas companheiras, outras atacam para matar, algumas constroem substancias que servem para neutralizar secreções liberadas pelos ‘inimigos’. Os leucócitos são células circulantes no sangue, na linfa intersticial ou ainda na linfa circulante, no qual origina células que se dividem em granulócitos que são os eosinófilos, basófilos e neutrófilos, e os agranulócitos onde estão os linfócitos e monócitos. Linfa:
A linfa é um líquido que circula pelos vasos