Sistema imunologico
Sistema Imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. As células envolvidas são os glóbulos brancos ou leucócitos, que vêm em dois tipos básicos que se combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças ou substâncias.
Os leucócitos são produzidos ou armazenados em vários locais do corpo, incluindo o timo, baço e medula óssea. Por esta razão, eles são chamados de órgãos linfóides. Há também grupos de tecido linfóide pelo corpo, principalmente em gânglios linfáticos, que abrigam os leucócitos.
Os leucócitos circulam através do corpo entre os órgãos e gânglios via vasos linfáticos e vasos sanguíneos. Desta forma, o sistema imunitário funciona de forma coordenada para acompanhar o corpo para germes ou substâncias que possam causar problemas.
Os leucócitos são divididos em 3 classes:
Granulócitosos: Os granulócitos constituem 50 a 60% de todos os leucócitos. Dividem-se em três classes: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Eles têm esse nome porque contêm grânulos com diferentes substâncias químicas, dependendo do tipo de célula;
Linfócitos: Os linfócitos constituem 30 a 40% de todos os leucócitos. Os linfócitos se dividem em dois subtipos principais: células B (aquelas que amadurecem dentro da medula óssea) e células T (aquelas que amadurecem no timo);
Monócitos: Os monócitos constituem até 7% de todos os leucócitos. Os monócitos se transformam em macrófagos.
Os dois tipos de linfócitos são os linfócitos B e linfócitos T. Os Linfócitos começam na medula óssea e ficam lá e amadurecem como células B, ou partem para o timo, onde amadurecem em células T.
Linfócitos B: A principal função desse tipo celular é a produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são denominados plasmócitos.
Linfócitos T auxiliadores (CD4): através de informações recebidas pelos macrófagos, são estimuladas a ativar outros tipos de linfócito T,