sistema imunologico
O sistema imunológico humano é constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos ele consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos bactérias, fungos, protozoários ou vírus ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas como veneno de animais peçonhentos. Essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Mas não é só isso, ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de cirurgias, e memória imunológica. As células envolvidas são os glóbulos brancos ou leucócitos, que vêm em dois tipos básicos que se combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças ou substâncias. As substâncias estranhas ao corpo são chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos. Um antígeno é toda a partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imunológica, a qual começa pelo reconhecimento pelos linfócitos e termina com a produção de um anticorpo específico.
As células envolvidas são os glóbulos brancos ou leucócitos, que vêm em dois tipos básicos que se combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças ou substâncias.
Células de defesa
As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos. Os linfócitos são responsáveis pelo reconhecimento do invasor e produção da resposta imune. São produzidos na medula óssea e timo, que são órgãos linfóides primários ou centrais e vão para o baço, linfonodo e amídalas, que são tecidos linfóides secundários. Existem três tipos de