Projeto
Programa de Formação Continuada à Distância
Mídias na Educação
Módulo I Etapa 2
Atividade 2
Turma: Elisiana Rodrigues Oliveira Barbosa
Professoras: Sônia Marlene Santos Sousa
“Toda pessoa tem direito a um nível de vida adequada, que lhe assegure, assim como à sua família, a saúde e o bem-estar,e, de modo especial a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e os serviços sociais necessários”. (Declaração Universal dos Direitos Humanos – Artigo 25).
Proposta de Atividade Interdisciplinar
Local de Aplicação: Colégio Estadual Luiz Tarquínio
Série: 1º. Ano do Ensino Médio
Tempo: 08 horas / aulas
Tema
Alimentação e saúde
Sub-tema
Carência alimentar: uma questão biológica?
Caracterização da situação
O ferro é considerado um dos principais minerais do organismo e desta forma médicos, nutricionistas, pais e educadores de uma maneira geral preocupam-se com sua deficiência. Apesar de abundante na natureza e estar presente habitualmente na dieta ocidental em quantidade cinco vezes superior às necessidades basais, nos países pobres a ingestão de ferro é precária provocando o aparecimento de anemias em boa parte da população.
Mais da metade da população do país sofre de anemia, das formas mais simples às mais graves. A anemia se instalou na sociedade e é responsável por uma geração de crianças, adolescentes e adultos apáticos, fracos e com baixo rendimento escolar e no trabalho.
Quando falamos de pessoas com anemia, associamos a má alimentação, ou a falta de alimentos, o que não corresponde à realidade, pois uma alimentação inadequada implica considerarmos as proporções de nutrientes ingeridos e sua relação com as necessidades de cada um. A anemia cresce independente da classe social.
Nesse contexto que soluções podem ser pensadas para minimizar a carência de ferro? Será a carência alimentar uma questão meramente biológica? Que fazer para se ter uma