Importancia do rh na prevenção de acidentes
O Brasil é um dos paises onde mais ocorrem acidentes no trabalho. Anualmente o Governo gasta bilhões de reais pagando pensões, abonos, auxílios doença, tratamentos e despesas médicas, resultantes dos fatos que acontecem diariamente por todo o país.
A incorporação das boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho contribui para a proteção contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, prevenindo e reduzindo acidentes e doenças e diminuindo consideravelmente os custos.
Além de diminuir os custos e prejuízos, torna a empresa mais competitiva, auxiliando na sensibilização de todos para o desenvolvimento de uma consciência coletiva de respeito à integridade física dos trabalhadores e melhoria contínua dos ambientes de trabalho.
É de importância da área de Recursos Humanos, a promoção de cursos e conscientização para os trabalhadores, a fim de torna-los cientes das medidas necessárias para se evitar acidentes no trabalho.
Além de promover cursos, o gestor de pessoas deve se mobilizar para a contratação de técnicos de saúde e segurança e estimular diariamente os diálogos de segurança para que todos se mantenham informados e participem ativamente, criando um senso coletivo de prevenção de acidentes.
A área de Recursos Humanos tem a missão de tornar o comportamento seguro e as condições seguras de trabalho parte da cultura da organização. É indispensável que o RH envolva todos os funcionários no valor chamado segurança.
O departamento de Recursos Humanos precisa ser o guardião do valor segurança no trabalho. É indispensável defender esta causa. Vale lembrar a importância de desenvolver não só uma equipe de técnicos em segurança do trabalho, mas garantir uma organização cujo valor e cultura organizacional sejam a segurança em primeiro lugar.
Juntos, líder e RH podem garantir que as pessoas da organização tenham interesse pelo tema segurança no trabalho. Na sequência podem