Didática
Funcionária em horário de serviço, corta o braço na máquina de fatiar frios. A mesma não estava utilizando a peça que protege as navalhas da máquina impedindo que este tipo de acidente ocorra. Porém não se sabe ao certo se a mesma não fez uso da peça por falta de instrução (treinamento), por distração ou por falta de vontade.
Setor do acidente: Padaria
Conseqüência: A mesma teve um corte profundo no braço, sendo levada com urgência ao Pronto Socorro.
Técnica:
Palestras com participação ativa dos funcionários;
Colocação de cartazes, folders e banners por setores de acesso somente dos funcionários, com fotos dos acidentes, suas causas e como evitá-los;
E a realização de uma gincana educativa entre os funcionários, com uma premiação ao final da mesma com a finalização de motivá-los a participar e aprender de uma forma divertida a se prevenir.
Objetivo:
Fazer com que os funcionários tenham em mente a importância da prevenção de acidentes.
Desenvolvimento:
Trabalhando junto com o setor de RH desenvolveríamos a cada semestre uma gincana educativa por equipe, a gincana seria avaliada por pontos. No final a equipe campeã receberia uma bonificação, que poderia ser um passeio, uma bonificação em dinheiro ou até mesmo um final de semana de folga. Qualquer coisa que pudesse motivar os funcionários e também não saísse caro para a empresa.
As palestras seriam com a participação dos funcionários, os mesmos opinando sobre como evitar acidentes, fazendo com que os funcionários através de vídeos ou criando teatros com bonecos possam expressar seu entendimento sobre o assunto.
A fabricação de cartazes, banners e folders explicativos seria um trabalho em conjunto com o setor de RH.
Dados de identificação
Mini mercado de bairro com 70 funcionários registrados. Situada em Porto Alegre, a mesma ainda conta com uma ferragem e madeireira, padaria e açougues próprios.
Justificativa
Toda