Conceitos de ginastica
3.2.1 – GINÁSTICA
Conceito: Pode ser conceituada como a arte de exercitar o corpo; traz em si uma movimentação corporal cuja construção se deu a partir das relações sociais. É um conjunto de exercícios corporais sistematizados e ampliados com fins competitivos, educativos, formativos, artísticos ou terapêuticos. Como modalidade esportiva nela se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade (Santana, 1996).
Comentário: Exercício corporal como forma de desenvolver apenas a força e a agilidade e desenvolver outras capacidades e habilidades.
Conceito: Esporte de competição nasce nos fins do século 19, em que o corpo é posto à prova em todos os seus limites. Provém do grego gymna-zein, isto é, “treinar nu” (Duarte, 1996).
Comentário: Exercitar-se nu e a forma que os gregos praticavam exercícios.
3.2.2 – GINÁSTICA AERÓBICA DE COMPETIÇÃO
Conceito: Esporte que visa a estimular o desenvolvimento do sistema cardiovascular por meio do exercício físico, exigindo habilidade, postura, controle dos membros e velocidade de movimentos (Duarte, 1996).
Comentário: Atividade alegre, com movimentos e expressões corporais diversificadas e com um acompanhamento inerente da musicalidade. Os atletas precisam de muito dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo.
3.2.3 – GINÁSTICA EM CAMA ELÁSTICA
Conceito: Esporte que exige dos competidores muita versatilidade, saltos mortais utilizando-se da elasticidade e da cama para praticamente voar a alturas incríveis (Duarte,1996).
Comentário: O atleta executa saltos acrobáticos em um trampolim.
3.2.4 – GINÁSTICA FORMATIVA OU EDUCATIVA
Conceito: Tem por objetivo essencial contribuir diretamente para o desenvolvimento harmonioso do organismo e formação da personalidade, dos pontos de vista psíquico, funcional e social, por meio de movimentos qualificados, em quantidades determinadas e de efeitos previstos, tanto quanto possível (Hurtado, 1996).
Comentário: