Atividade grupo AULAS 13 14 E 18
Empresa alcança índice baixíssimo de absenteísmo e rotatividade por Patrícia Bispo – Fonte: RH. Com. Case adaptado.
A Casa Verde - empresa paulista que atua no ramo de móveis vem registrando um índice de absenteísmo baixíssimo. Apenas 0,56% do seu quadro funcional deixou de comparecer ao trabalho, de acordo com o último levantamento. De acordo com alguns consultores de Recursos Humanos, o índice de absenteísmo considerado adequado é fixado em 2,7%. Mas o resultado animador, documentado pela Casa Verde, não veio por acaso. Há algum tempo, a empresa tem adotado a estratégia de não economizar esforços para agradar seus colaboradores.
Uma das ações efetivas, que tem sido apontada como uma das responsáveis pela redução do absenteísmo na organização é a adoção do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que vem sendo usado por funcionários que atuam nos departamentos onde o risco não pode ser totalmente eliminado.
"O equipamento é utilizado como proteção individual para redução dos efeitos de agentes considerados nocivos. A forma de utilização e a importância do EPI são divulgadas durante os treinamentos, no momento da integração de novos colaboradores e reforçados durante os encontros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e em campanhas de segurança, como a Sipat".
Outros fatores também podem contribuir para o absenteísmo organizacional, a exemplo da insatisfação no trabalho, alcoolismo, falta de liderança ou supervisão, problemas domésticos, doenças e até os meios de transporte. Para evitar problemas como estes, a empresa adotou benefícios e programas que têm o objetivo de eliminar ou reduzir esses fatores. Foi implantado um amplo PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA, denominado Vida Saudável que é dirigido a todos os colaboradores e seus familiares.
O Vida Saudável inclui refeições balanceadas que são servidas na organização, atendimento médico e ambulatorial, convênios com farmácias e