importancia do brincar
Diversas formas foram testadas, onde todas tentavam encontrar a melhor forma de aprendizagem, alguns davam muita importância para a mesma, e acabavam forçando a criança, esquecendo as suas necessidades.
Piaget, investigou o desenvolvimento cognitivo da criança, como ela pensa, como vê o mundo e como constrói suas noções, em resultado encontrou que a criança não consegue aprender sozinha, porém também não recebe a informação mecanicamente, mas consegue efetuar a assimilação, se houver interação entre essas duas formas. Fica claro então que deve ser adotado uma metodologia que valorize o desenvolvimento infantil, bem como os objetivos formulados. Ele desenvolveu uma tese em relação ao desenvolvimento infantil, onde separou e classificou as fases em que a criança passa. Isso favoreceu ao entendimento de alguns processos, e de como as crianças percebem as coisas ao seu redor.
Para garantir esse processo, a constituição de 1988 colocou como dever do estado, oferecer atendimento em creche e pré-escola para crianças de zero a seis anos, e em seguida a LDB de 1996 coloca com Educação Escolar completa a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
Para esse novo método ser concretizado, é necessário que se criem novos valores e novas tendências, tudo torna-se novo, e deve ser visto de um outro ângulo. Para auxiliar os educadores nesse novo processo a LDB apresenta um capitulo introdutório que fornece ajuda aos profissionais da área.
Esse modelo traz a brincadeira como o melhor método para o inicio da aprendizagem. É brincando que a criança vai aprender a socializar, dividir, emprestar, respeitar, julgar, argumentar, raciocinar. É brincando também que ela aprende as primeiras noções logicas-matemáticas: seriação, comparação,