ATIVIDADE DE COMUNICAC AO E MERCADO
1) Como era o modo de vida do homem caçador-coletor? Quais mudanças foram trazidas pela primeira onda de riqueza segundo Alvin e Heidi Toffler? Explique e compare estes períodos, destacando as mudanças na comunicação, na economia e na sociedade?
R: Antigamente, o homem caçador-coletor tinha um modo de vida ‘’selvagem’’, era nômade e vivia em pequenos grupos e, pela mudança constante de território tinha poucos pertences. Nessa época aconteciam trocas simbólicas, ou seja, elas baseavam-se na necessidade de cada um naquele dado momento. Tratava-se de um homem imediatista e simbólico, que, por exemplo, usava as pinturas rupestres como ritual para caça.
A primeira onda de riqueza, que aconteceu há aproximadamente 10 mil anos, se trata do domínio sobre a agricultura e, mais tarde, a pecuária. Ela trouxe consigo uma divisão de trabalho mais ampla, possibilitou o sedentarismo e permitiu a produção de excedentes, usados para impostos, armazenamento e escambo, forma de troca sem valor comercial mas com valor de troca.
A agricultura possibilitou, também, o sedentarismo e a substituição de assentamentos por aldeias, que mais tarde se tornariam Cidades-Estado e a mudança de pequenos grupos para grandes famílias patriarcais. Nessa época, criou-se a noção de propriedade privada, gerando conflitos.
A organização dessas Cidades-Estado criaram a necessidade de uma escrita para controle de impostos e organização de leis. O início da cultura escrita, em detrimento da cultura oral, anteriormente usada para a comunicação. O alfabeto fonético surgiu com os fenícios 2 mil a.C.
2) Reflita sobre os séculos XV e XVI na Europa. Quais mudanças ocorreram na economia e na cultura da época?
R: O feudalismo, que perdurou de aproximadamente 450 até 1450 d.C, era um sistema isolado e autossuficiente, voltado para a subsistência dos feudos. Com a queda deste, se deu o mercantilismo, que por sua vez, era um sistema mais unificado de mercado. Inaugurando esse novo