Apresenta O MORTE DO RIO 21Out14 NAT
2155 palavras
9 páginas
Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica daBacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar
A Bacia Hidrográfica funciona como um grande organismo vivo, a água é como se fosse o sangue que corre em nossas veias, e no momento que as nascentes, riachos, açudes e os rios que fazem parte, deste conjunto, secarem, a saúde da bacia e da população ficará comprometida.
A ação do homem de preservação ou mesmo de degradação tem repercussão na bacia.
A quantidade e a qualidade das águas na bacia são reflexos das atividades humanas.
Os múltiplos usos, os tipos de vegetação, solo e relevo existentes, desmatamento, poluição, desertificação e presença de cidades exercem grande pressão sobre os recursos naturais que compõem uma Bacia Hidrográfica.
Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, drenagem é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água, pois o território nacional possui uma rede hidrográfica muito rica.
PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Região Hidrográfica Atlântico Sul
Região com forte vocação para o turismo
A
Região
Hidrográfica
Atlântico
Sul destaca-se por abrigar um expressivo contingente populacional, pelo desenvolvimento econômico e por sua importância para o turismo. A região se inicia ao norte, próximo à divisa dos estados de São Paulo e Paraná, e se estende até o arroio Chuí, ao sul. Possui uma área total
Região Hidrográfica Atlântico Sul
Região com forte vocação para o turismo
Abrangendo porções dos estados do Paraná,
Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região tinha, em 2010, cerca de 13,4 milhões de habitantes, sendo que 88% em área urbana. A região abriga 451 municípios e 411 sedes municipais, entre os quais destacam-se, no contexto socioeconômico: Paranaguá, no Paraná;
Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina;
Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e a Região
Metropolitana de Porto Alegre, no Rio