importancia de treinamento
O treinamento tem uma função primordial para o desenvolvimento da empresa e função indireta no desenvolvimento do país, uma vez que somos economicamente mais competitivos a medida em que aprendemos mais.
É tarefa das empresas proporcionar essa educação continuada para seu próprio benefício, de forma que os colaboradores estejam mais preparados para os desafios do mercado de acordo com o setor a que a empresa pertence.
Para Chiavenatto, considerado pai da gestão de pessoas, o ato de treinar envolve todas as ações necessárias para ensinar e educar para a mudança, de forma que as pessoas possam adquirir novas competências que farão com que haja um maior crescimento profissional e pessoal.
O treinamento não deve ser forçado jamais, deve surgir de forma que os colaboradores se sintam incentivados a sair da situação em que estão para uma situação de autodesenvolvimento, reciclagem dos conhecimentos e busca constante de aprendizado.
Tipos de treinamento
Os treinamentos podem incluir a busca de uma diversidade de aprendizado desde maior proficiência na língua portuguesa até cursos avançados com simulações reais do mercado, dependendo da necessidade da empresa.
Aqueles que envolvem uma dimensão de aprendizado e são capazes de formar uma equipe de colaboradores com todos os conhecimentos básicos e necessários são aqueles treinamentos que desenvolvem habilidades como a linguagem, requisitos técnicos, capacidade interpessoal e solução de problemas.
Então, antes de decidir qual o treinamento a ser aplicado, deve-se ter em mente as habilidades que deverão ser desenvolvidas e encorajadas para daí então dar continuidade ao processo de treinamento.
Treinamento ético
Com as notícias recentes sobre fraudes e outras situações indesejável nas empresas tem-se recorrido ao que se chama de treinamento ético.
O treinamento ético é uma ótima forma de se implantar um ambiente voltado para valores da empresa, sua missão, visão e objetivos.
Aqueles que