Importadores: linhas de financiamento para capital de giro
Linhas de Financiamento para Capital de Giro
Alguns números sobre Importação no Brasil
Até a primeira semana de setembro/10: • Aumento de 46% nas importações • Aumento de 28% nas exportações Saldo comercial de Jan-Jun 43% menor que 2009. Menor patamar desde 2002.
Cobertura Cambial e Prazos
O procedimento administrativo de importação depende do tipo de mercadoria No Brasil não é admitido livre curso de moeda estrangeira e as operações são formalizadas por contrato de câmbio gestionados pelo Banco Central para liquidação imediata ou futura com prazo máximo de 360 dias entre fechamento e liquidação As importações podem ser:
Sem cobertura cambial: não há pagamento ao exportador pela aquisição da mercadoria (ex: leasing, aluguel, empréstimos) Com cobertura cambial: há pagamento ao exportador pela mercadoria (ex: aquisição de bens de consumo)
O pagamento das mercadorias pode ser realizado:
Antecipado: até 180 dias de antecedência à data de embarque A Vista: efetuado após o embarque mas antes da Declaração de Importação A prazo: após o desembaraço aduaneiro. Acima de 360 dias precisa de ROF
Embarque 180 dias
Registro da DI 360 dias
ROF
Pagamento e Custos
A condição de pagamento de mercadoria de uma mesma operação de importação poderá compreender diversos prazos e múltiplas modalidades de pagamento. Ex: 10% antecipado, 40% a vista na modalidade de cobrança e 50% a prazo na modalidade de carta de crédito Além do custo de mercadoria outros tipos de custos oneram o processo de importação e demandam disponibilidade de caixa:
Frete Internacional Despachante aduaneiro Tributos e encargos
Seguro de transporte internacional Armazenamento e movimentação de cargas Despacho aduaneiro
Obtenção de documentos
Despesas bancárias (câmbio, remessa, cobrança, etc)
Alternativas de Financiamento
Dentre as linhas de crédito para capital de giro disponíveis para importadores brasileiros destacam-se:
Financia importação de máquinas e