Analice de crédito
O trabalho apresenta analise financeira relatando como funciona uma concessão de crédito, bem como uma negociação, estruturação e acompanhamento de credito.
O estudo é desenvolvido mediante pesquisa de campo entrevistas com Bancos e bibliográfica, que fornece teorias e conceitos.
A partir dos dados obtidos nos Bancos, fará parte deste trabalho um quadro comparativo, demonstrando as principais diferenças quanto a taxas de juros e garantias.
De forma simples abordamos o tema sobre analise de credito para instituições financeiras e empresas em geral, de forma a dar uma visão sistêmica do credito e como é ofertado as empresas em geral, com a consciência de que o primeiro fundamento do credito é a ética. Palavras-Chave: Analise de Crédito,Credito, Garantia, Juros, Risco, Negociação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO DE CRÉDITO
3. RISCOS NA CONCESSÃO DE CRÉDITO
4. LINHAS DE CRÉDITO
5. CRÉDITO A PESSOA FÍSICA
6. CRÉDITO A EMPRESA
7. NEGOCIAÇÃO
8. METODOLOGIA
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O financiamento às pessoas jurídicas é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de uma economia, pois, normalmente, empreendedores não têm capital próprio para abrir suas empresas, ou mesmo as empresas não tem disponibilidade de capital para novos investimentos. A análise de crédito e as negociações existentes entre instituições financeiras e pessoas jurídicas são partes essenciais deste processo. Tudo é muito dinâmico, pois de um lado estão os bancos, tentando diminuir seus riscos de inadimplência e tentando lucrar mais com uma taxa maior. Já do outro lado estão às pessoas jurídicas, brigando por uma menor taxa para diminuir seus custos e obter uma maior disponibilidade de crédito. Assim sendo, neste artigo faremos uma análise teórica e prática de tais processos.
O trabalho se fará útil para gestores de finanças, que invariavelmente devem ter um alto conhecimento sobre negociação e crédito, além de interessados no assunto.
2.