SISTEMAS DE CAPITAIS E MERCADO FINANCEIRO
EscolaDE negócios
CURSO DE pós graduação em controladoria e finanças
karine pretti
aplicação
londrina
2014
resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever como as instituições financeiras, através de produtos bancários, intermediam a transferência entre os recursos arrecadados dos agentes superavitáriose atendema demanda por recursos dos agentes deficitários, sejam eles para os mais deversos fins.
Palavras-chave: Intermediação. Superavitarios. Deficitários.
SUMÁRIO
1 Introdução
O presente trabalho visa explicar de forma clara como as instituições financeiras, captam os recursos e alocam os mesmos na econômia através de produtos bancário que vão se desenvolvendo de acordo com a demanda exigida pelo mercado, atendendo a todos os que dele participa.
2 aplicação (Operações ativas)
Os bancos formam suas receitas através da venda de produtos e serviços, atuando basicamente em duas frentes, a captação e a aplicação de recursos. A aplicação do excedente de caixa pelos agentes econômicos superavitário cria a possibilidade de o banco disponibilizar esses recursos aos agentes deficitários, a diferença entre a remuneração paga aos agentes superavitários e deficitários representa o lucro auferido nesse processo de intermediação, no entanto para atender tanto os agentes superavitários quanto os agentes deficitários seja ele pessoa física ou jurídica a instituição financeira cria um conjunto de produtos e serviços diversificados que atenda suas necessidades e prazos dentro das limitações impostas pelo Banco Central.
2.1 abertura de crédito em conta-corrente
A conta-corrente é um importante produto de relação entre o cliente e o banco, seja ele pessoa física ou jurídica, pois é através dela que o cliente movimenta seu dinheiro via depósitos, cheques, pagamentos, transferências e saques. O banco ao