Sistema Financeiro Nacional e Mercado de Capitais
Realizar a intermediação financeira entre os agentes do mercado, ou seja, canalizar recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários. Garantir que as instituições atuem em harmonia, a fim de promover o desenvolvimento da economia do país.
2. O Sistema Financeiro Nacional é dividido em dois subsistemas. Descreva os subsistemas e dê exemplos de duas instituições atuantes nos mesmos.
O Sistema Financeiro Nacional é dividido em dois subsistemas: Normativo (Ex.: Conselho Monetário Nacional e Banco Central) e de intermediação (Ex.: Caixa Econômica Federal e Bancos Comerciais).
3. Cite e conceitue como o mercado de capitais é subdividido.
O mercado de capitais é subdividido em mercado primário e mercado secundário. O mercado primário é onde ocorrem as primeiras negociações de títulos de uma empresa no mercado, ou seja, a Oferta Pública Inicial. No mercado secundário, por sua vez, ocorrem as negociações posteriores ao lançamento inicial, entre os investidores.
4. O que são ações? Descreva e conceitue os tipos de ações existentes.
São títulos que representam a menor parcela do capital social de uma sociedade anônima. As ações podem ser ordinárias ou preferenciais. As primeiras são aquelas que dão direito a voto nas assembleias ao seu detentor, as segundas não dão direito a voto, mas concedem certos privilégios, como a preferência no recebimento dos dividendos.
5. Quais são os tipos de remunerações que podem ser obtidas através da negociação de ações de empresas de capital aberto?
Dividendos, juros sobre o capital próprio, bonificações e ganhos de capital.
6. Cite e conceitue os dois mercados existentes na BM&F Bovespa.
A BM&F Bovespa possui os mercados à vista e a prazo. O mercado à vista é aquele onde se vende e compra determinada quantidade de ações e a liquidação ocorre de forma imediata (liquidação física no dia útil seguinte à operação e liquidação financeira no terceiro dia útil após a