Financiamentos a exportação
O presente trabalho tem por objetivo explicar os diferentes mecanismos disponibilizados pela nossa economia como forma de alavancar as exportações das empresas brasileiras. Como sabemos é indispensável conhecer e zelar pelas finanças de uma empresa, conhecendo e controlando seu fluxo de caixa, bem como acompanhando o mercado econômico e financeiro para que se possa ter um diferencial competitivo quando se tratar de prazos para pagamento aos seus clientes.
FINANCIAMENTO À EXPORTAÇÃO
O capital de giro de uma empresa limita a sua capacidade produtiva e comercial, assim o bom administrador deve gerir adequadamente suas finanças, conhecendo e controlando seu fluxo de caixa. Todo o bom gestor deve se precupar em conseguir prazos junto aos seus fornecedores, e também em oferecer prazos aos seus clientes, e isso não ocorre somente no nosso mercado interno, mas também nas relações internacionais. Pensando nisso e a fim de estimular as exportações no nosso país o governo disponibiliza alguns financiamentos para que o exportador brasileiro possa oferecer prazo ao seu cliente sem comprometer seu fluxo de caixa e também através de taxas de juros internacionais.
ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO – ACC
O adiantamento sobre contrato de câmbio é a antecipação de recursos em moeda nacional ao exportador por conta de uma exportação a ser realizada no futuro, com a finalidade de promover recursos ao exportador para que o mesmo possa ter capital de giro para produção da mercadoria. Segundo Behrends (2006) o ACC é o “recebimento antecipado, com taxas mais baixas que as de empréstimos do mercado.” O ACC pode ser contratado pelo exportador no banco com o qual trabalha a taxa de juros internacionais, que são mais baixas que as praticadas em nosso mercado, mais o custo da operação (chamado de spread) por um prazo de até 360 dias anterior ao embarque da