Implementação do sgq
I
ENQUADRAMENTO GERAL
A globalização dos mercados torna mais urgentes as questões da qualidade. De facto a maioria dos nossos parceiros económicos não admite a não qualidade.
Por outro lado a qualidade nota-se que nos últimos anos é já uma filosofia de atuação nas empresas modernas e competitivas, tornando-se cada vez mais numa questão de acesso a mercados mais exigentes.
O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de actividade.
Como consequência a comunidade europeia desenvolveu uma série de normas que servem de guia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua possível certificação por uma entidade terceira.
O QUE É A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE / ISO 9001?
A adopção de um Sistema de Gestão da Qualidade deve ser uma decisão estratégica e voluntária da organização.
A concepção, planeamento e implementação do Sistema é influenciado por várias variáveis como a dimensão da empresa, o tipo de produto produzido, os processos empregues, etc. Não é intenção desta norma uniformizar os sistemas de gestão da qualidade.
As exigências referidas na norma ISO 9001 são complementares às exigências em relação aos produtos.
A ISO 9001 refere as exigências de um sistema de gestão da qualidade com vista à eficácia na satisfação do cliente. Ela não inclui sistemas de gestão ambiental, saúde, higiene e segurança no trabalho, responsabilidade social, ou outros sistemas de gestão.
Uma organização pode implementar um sistema de gestão da qualidade para melhoria interna e estar, ou não, interessada no reconhecimento externo (certificação).
No entanto regra geral que implementa um SGQ está interessado na sua certificação. A certificação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa é o reconhecimento por uma entidade externa e independente de que a empresa satisfaz o cliente e as