Sociologia
• Prof.Dr. Edgard Costa Oliveira ecosta@unb.br Faculdade UnB-Gama
Agenda
HUMANIDADES E CIDADANIA - HEC
Conceitos gerais de sociologia Origens da sociologia Os autores clássicos da sociologia Definições e aplicações da sociologia Fato social a ação social Sistemas políticos
2
Conceitos Gerais de Sociologia
HUMANIDADES E CIDADANIA - HEC
Histórico: Augusto Comte formulou o positivismo, que classificava
– 1o o saber científico – 2o o saber filosófico (metafísico) – 3o o saber religioso (teológico)
A ciência fundamentada na pesquisa empírica, em leis universais e expressão matemática dos fenômenos. Cientificismo + sociedade humana = fenômeno natural (naturalismo sociológico)
3
Conceitos Gerais de Sociologia
HUMANIDADES E CIDADANIA - HEC
Determinismo: “todo tipo de fenômeno pode ser expresso por leis universalmente válidas” Comte dividiu-a em estática social (estudo da ordem social) e dinâmica social (estudo da mundança ou progresso social) = lema da bandeira nacional. Para ele a sociologia é a ciência, separada da filosofia, que estuda a humanidade.
4
Origens da sociologia
HUMANIDADES E CIDADANIA - HEC
Antigamente, o conhecimento complexo era restrito a sacerdotes, governantes, militares, etc. Com a filosofia, que é o conhecimento genérico, relexivo, crítico e metódico sobre a existência em geral, oriunda da Grécia, originaram-se as principais teorias sobre a sociedade. As aulas do mestre Sócrates, a Academia de Platão (A República, a sociedade perfeita, utopia), o Liceu de Aristóteles (A Política). Platão entendia que a humanidade existe como essência dos seres individuais.
5
Origens da sociologia
HUMANIDADES E CIDADANIA - HEC
Para os sofistas (céticos) a única realidade eram os seres individuais Aristóteles postulou que a essência dos seres está no interior de cada um deles. Propôs o método para tal observaçao: