Implementar função lógica em ladder
Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros
LABORATÓRIO INTEGRADOR II
Montes Claros-MG
2012
PROGRAMAÇÃO EM LADDER
FUNÇÃO LÓGICA
Relatório apresentado como parte dos requisitos da disciplina de Laboratório Integrador II.
Professor:
Montes Claros-MG
2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 4
3. DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA 4 3.1. Equipamentos disponibilizados 4 3.2. Interpretação do Programa 5 3.3. Dificuldades 5
4. CONCLUSÃO 5
5. ANEXOS 5
INTRODUÇÃO
Para a programação do Controlador Lógico Programável (CLP) na disciplina de Laboratório Integrador será utilizado linguagem Ladder. Um programa escrito em Ladder executa as funções lógicas sequencialmente pelo autómato. Essas funções logicas são representadas através de contatos e bobinas, de modo análogo a um esquema elétrico com os contatos dos transdutores e atuadores.
Os elementos na linguagem ladder são: * I/O do autómato (interruptores, sensores, indicadores, relés, etc.); * Blocos funcionais (temporizadores, contadores, etc.); * Operações aritméticas e lógicas e * Variáveis internas do autómato.
OBJETIVO
Tem-se como objetivo dessa prática a implementação de um programa em ladder que replica a função lógica apresentada pelo circuito da figura 1.
Figura 1 – Função lógica
DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
Para desenvolvimento dessa prática utilizou-se um cabo de rede para fazer a conexão entre o CLP e o computador. Depois de conectados foram feitos alguns passos para a comunicação entre eles.
Primeiramente foi feita a configuração na conexão local do IP desejado no computador. Logo após com o auxilio do Software BOOT-DHCP SERVER foi feita a configuração do IP no CLP. O próximo passo foi configurar o drive de comunicação entre eles com ajuda do Software RSLINX CLASSIC.
Para a programação em Ladder utilizou-se do Software RSLOGIX 500. Mas antes de iniciar a programação foi necessário definir o CPU como