linguagem de um clp
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Disciplina de Automação Industrial
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE UM CLP
Manaus
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tratará sobre o Controlador Lógico Programável (CLP) e algumas de suas linguagens de programação.
A respeito do CLP será mostrado seu conceito formal, qual sua função e utilização, e a respeito das linguagens será mostrada a simbologia e uma aplicação simples da utilização do CLP.
O CLP, de modo geral, é um equipamento muito utilizado dentro da indústria e muito importante para a realização de muitas tarefas.
O QUE É UM CLP ?
De acordo com a International Electrotechnical Commission (IEC) – uma organização de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas – a definição de um CLP é: “Sistema eletrônico operando digitalmente, projetado para uso em um ambiente industrial, que usa uma memória programável para a armazenagem interna de instruções orientadas para o usuário para implementar funções específicas, tais como lógica, sequencial, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de entradas e saídas digitais ou analógicas, vários tipos de máquinas ou processos. O controlador programável e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente integráveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas as suas funções prevista”. Em outras palavras, o CLP pode ser visto como um componente eletrônico de processamento que possui uma interface amigável com o usuário, tendo a função de executar o controle de vários tipos de sistemas e níveis de complexidade.
Pode-se considerar o CLP como um computador de grau industrial com uma diferenciação básica: um computador é otimizado para a realização de tarefas de cálculos e exibição, já o CLP é otimizado para tarefas de controle e do ambiente industrial.
Toda planta industrial