Clps
Turma: 2 - Noturno
CLP
Controlador Lógico Programável
Cristiane Guimarães Adriano de Souza– N° 09 Disciplina: Automação e Robótica II Prof° Rogério
Londrina
2011
INTRODUÇÃO
O controlador lógico programável é um dispositivo eletrônico dotado de um microprocessador capaz de controlar e gerenciar máquinas, sistemas e processos industriais. Utiliza em sua memória um programa capaz de executar tarefas específicas, operações lógicas, operações matemáticas, energização e desenergização de relés, temporização, contagem e manipulação de variáveis de oito ou dezesseis bits etc
A programação de Controladores Lógico Programáveis (CLPs) denominada de diagrama de contatos, ou Ladder que em inglês significa “escada”, nome este dado por causa da similaridade da linguagem com o objeto de uso diário.
2 DEFINIÇÃO DOS CLPS
Os CLPs ou Controladores Lógico Programáveis podem ser definidos, segundo a norma ABNT, como um equipamento eletrônico-digital compatível com aplicações industriais, também são conhecidos como PLCs, em inglês: Programmable Logic Controller.
O primeiro CLP data de 1968 na divisão de hidramáticos da General Motors. Surgiu como evolução aos antigos painéis elétricos, cuja lógica fixa tornava impraticável qualquer mudança extra do processo. A tecnologia dos CLPs só foi possível com o advento dos chamados Circuitos Integrados e da Evolução da Lógica Digital. As principais vantagens:
a) fácil diagnóstico durante o projeto
b) economia de espaço devido ao seu tamanho reduzido
c) não produzem faíscas
d) podem ser programados sem interromper o processo produtivo
e) possibilidade de criar um banco de armazenamento de programas
f) baixo consumo de energia g) necessita de uma reduzida equipe de manutenção
h) tem a flexibilidade para expansão do número de entradas e