C++ transforme
Prof. Hugo C. C. Michel
Controladores Lógicos Programáveis
Os primeiros sistemas de automação operavam por meio de sistemas eletromecânicos, com relés e contatores. Máquinas e equipamentos eram automatizados por meio de acionamentos via circuitos lógicos a relés.
Os sinais de comando proveniente de circuitos lógicos, acionavam relés e estes acionavam as máquinas ou equipamentos.
Controladores Lógicos Programáveis
A evolução tecnológica permitiu que toda a lógica de acionamento fosse desenvolvida em um nível superior, ou seja, por meio de um software. O software configura o controlador para executar procedimentos sequencialmente Os CLPs são equipamentos eletrônicos que operam conforme programação de usuário, ou seja, por meio de um software desenvolvido de acordo com as suas funcionalidades.
Exemplo: um programa (software) desenvolvido para acionar uma saída, mantê-la acionada, contar 10 segundos e depois desligá-la.
Controladores Lógicos Programáveis
Com o avanço da eletrônica, controlador, sensores e atuadores passaram a funcionar em conjunto, transformando o processo em um sistema automatizado.
O próprio controlador encontra-se muito mais integrado ao nível de chão de fábrica por meio da leitura de sinais de sensores e acionamento de máquina e equipamentos por meio do envio de sinais de comando aos atuadores.
Controladores Lógicos Programáveis Histórico
O Controlador Lógico Programável – CLP – nasceu dentro da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro. Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação de um equipamento que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos e relés, não só da indústria automobilística como de toda a indústria manufatureira.
Nascia assim um