Linguagem ladder
Automação e Controle
Parte 4 - Técnicas de programação (Lógica simples)
INTRODUÇÃO
Programar em ladder é muito simples, desde que ele tenha uma estrutura sob a qual o programa deve ser desenvolvido, ou seja, se deve ter um modelo de comportamento, obviamente antes de programar em ladder. Este modelo pode ser elaborado de varias maneiras, o importante é ter algo em que se basear um modelo impecável resultará em um programa ladder impecável. As técnicas utilizadas neste trabalho são:
4.1. Lógica combinacional simples: São utilizados em lógica simples sem muitas divergências e convergências, são sugeridos aos que tem familiaridade com sistemas digitais, porém se o modelo ficar muito extenso deve-se minimiza-lo.
4.2. Mapas de Veith-Karnaugh: São utilizados na minimização de sistemas de dificuldade média ou em sistemas onde o comportamento de entradas depende de outras entradas. Se as entradas forem superiores a quatro os mapas não são recomendados.
4.3. Máquina de estados: São utilizados em sistemas de complexos, é de fácil transformação para ladder desde que não haja muitas ramificações.
4.1 LÓGICA COMBINACIONAL SIMPLES
O CLP é um equipamento eletrônico que entre suas aplicações mais simples, esta a execução de funções lógicas em um ambiente industrial. E quando se fala em lógica, logo vêm à mente funções lógicas como “E” ou “AND” e “OU” ou “OR”, muito conhecidas na eletrônica digital. Esta mesma lógica, com algumas mudanças nos símbolos, também pode ser usada na estruturação de programas a serem desenvolvidos em ladder. Principais blocos
Lógica AND (E)
Expressão lógica
S = A.B
Tabela verdade
A
B
S
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
Função executada
Executa função lógica “AND”, ou seja, somente se as entradas A e B estiverem em nível alto a saída S será acionada.
Programa Ladder correspondente
Automação e controle – Autor: Clodoaldo Silva – Revisão: 11jun2011.
20
Clube da eletrônica