IMPLANTE
Alunos:
Implante Dentário
Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o dente.
Podem ser:
Feitas por etapas
Ou
Carga imediata
Implante com carga imediata.
É quando o dentista coloca o implante e o dente na mesma consulta. Para isso, o paciente deve ter uma qualidade e quantidade óssea excelente, altura e diâmetro do osso que possa fixar bem o implante.
Etapas de Trabalho
A primeira e mais importante das etapas é a de planejamento. Nesta fase nós tentamos descobrir quais os objetivos do paciente e quais as reais possibilidades de trabalho que existem. Após a definição do tipo de trabalho a ser feito vem à parte da cirurgia, onde os implantes são colocados. No caso de implantes com carga imediata, dentes provisórios são colocados no mesmo dia da cirurgia. Nos casos tradicionais, o paciente deve aguardar durante 2 ou 3 meses para colocação dos dentes definitivos na região inferior e de entre 5 e 6 meses na região superior.
Cuidados pré-operatórios
Antes de qualquer cirurgia para colocação de implantes dentários o dentista fará uma avaliação detalhada de seus dentes e de sua saúde no geral. Serão necessários os exames laboratoriais iniciais de glicemia, calcemia, hemograma completo, fosfatase alcalina, creatinia, urina tipo I, e coagulograma, pois trata-se de uma cirurgia de implantes dentários.
Uma vez avaliado que o paciente apresenta uma boa condição de saúde geral, também são feitas avaliações detalhadas da saúde bucal do paciente entre eles a avaliação da mordedura, presença de placa bacteriana e de inflamação gengival. Também são avaliadas a forma e a dimensão do osso onde serão feitos os implantes dentários para que as dimensões do implante total de dentes sejam corretas.