Implantes
1. Introdução
O sorriso harmonioso é essencial, pois sugere o padrão de beleza para os dias atuais. Pacientes que perderam ou tem dentes anteriores indicados para exodontia, mas desejam ter sua estética devolvida de forma rápida e segura, o implante imediato é uma técnica que se apresenta com grande previsibilidade.
A instalação de implantes imediatos é uma abordagem válida para a preservação óssea, na qual permitirá a maximização da osseointregração e o desenvolvimento de uma restauração estética e funcional. (Lazzara,1999).
A qualidade e a quantidade ósseas são fatores limitantes para a instalação de implantes imediatos e podem ser avaliados através de radiografias panorâmicas, periapicais e com melhores definições através da tomografia computadorizada. (Kan JYK & Rungcharasseaeg K, 2001).
Índice de sucesso dos implantes imediatos varia de 82,4% a 93,5%(Chausu G,Chausu S,Tozhar A,Dayan D,2001 e Groisman M,Frossard MW,Ferreira HMB,Filho LCMC,Touait B,2003).
Uma das vantagens de se realizar carga imediata em próteses unitárias pós exodontia tem a possibilidade preservar os tecidos moles e duros ao redor do dente extraído,redução do tempo de cicatrização além de permitir ao paciente a recuperação estética da região afetada (Norton,M.R. Int.J.Oral Maxillofac.Implat-2004).E dentre as desvantagens estão a fallta de previzivibilade que pode ocorrer no processo de cicatrização e as micromovimentações.
Após a instalação do implante, a carga imediata pode ser usada com base na literatura, quando estiverem presentes os seguintes fatores: quantidade e qualidade óssea, protocolo cirúrgico otimizado e cuidadoso, estabilidade inicial do implante, desenho do implante otimizado, estabilização rígida dos implantes, passividade da prótese e componentes instalados, estabilidade oclusal e ausência de interferências oclusais e