Plano de Negócios
1. Definir um plano de negócio e explicar por que os empreendedores devem redigir um.
2. Explicar como o processo de persuasão desempenha um papel chave nos planos de negócios e no sucesso dos novos empreendimentos.
3. Explicar por que o resumo executivo é uma parte importante de qualquer plano de negócio.
4. Descrever as principais seções de um plano de negócio e os tipos de informações que elas devem incluir.
5. Descrever os “sete pecados capitais” de um plano de negócio – erros que todos os empreendedores devem evitar.
6. Explicar por que os investidores em potencial normalmente pedem que os empreendedores façam apresentações verbais para expor suas ideias de novos produtos ou serviços e sua empresa.
7. Descrever as etapas que os empreendedores devem seguir para fazer apresentações verbais excelentes para investidores em potencial.
“Há uma mágica real no entusiasmo. É a diferença entre mediocridade e realização.” (Norman
Vincent Peale, 1961)
Percebendo isso ou não, muitos empreendedores aceitam essas palavras como verdade. Eles estão convencidos de que por acreditarem com paixão em suas ideias e em seus novos empreendimentos, os outros também o farão se tiverem metade da chance. Como resultado, muitas vezes eles acabam desanimando quando, em seus empenhos iniciais para a obtenção de ajuda financeira, deparam-se com a recepção indiferente (ou pior que isso!) de capitalistas de risco, investidores informais (anjos) ou outros que podem fornecer prontamente os recursos de que precisam. “O que há de errado com essas pessoas?”, eles se perguntam. “Não conseguem reconhecer algo grande quando o vêem?”. O problema, claro, não deve ser a falta de discernimento por parte dessas pessoas. Ao contrário, pode ter muito mais a ver com a maneira como o empreendedor está apresentando sua ideia a outros. Sim, o empreendedor está entusiasmado e isso vende. Mas para