Implante
Panorâmica com traçado
É indicada para uma previsão de altura para um planejamento prévio a tomografia para implantes. As estruturas anatômicas são traçadas, delineando os reparos anatômicos mais importantes. Após o cálculo dos fatores de distorção setoriais da radiografia, faz-se uma previsão do tamanho dos implantes nas áreas desejadas.
Tomografia Linear
Inclui uma radiografia panorâmica com traçado, tomografias transaxiais e sagitais da área solicitada. Sua maior indicação, na atualidade, é para casos de pacientes portadores de implantes agulhados cuja formação de artefatos inviabiliza uma boa avaliação do remanescente ósseo.
Tomografia Computadorizada
Benefícios da tomografia computadorizada para os implantes dentários
A tomografia computadorizada 3D fornece informação em todos os três planos para a avaliação do volume do osso ao invés de apenas uma imagem 2D, que podem ser limitada em vários aspectos. Além disso, você pode tomar medidas em todas as três dimensões, decidir sobre o local ideal para a colocação do implante dentário e, assim, escolher o tamanho mais adequado e tipo de implante dentário, bem como determinar se qualquer tipo de enxerto ósseo é necessário.
Dados de tomografia computadorizada podem ser usados em outras tecnologias odontológicas para ajudar a precisão no diagnóstico e planejamento de implantes dentários: em particular, realizar sistemas de implantes dentários guiados onde implantes dentários virtuais podem ser colocadas na tela do computador e em muitos casos, um guia personalizada podem ser fabricados para uso na cirurgia. Modelos anatômicos (réplicas em 3D de mandíbulas do paciente) podem ser feitas a partir dos dados das tomografias - estes modelos podem ser perfurados e réplicas de implantes dentários podem ser colocados. Para os casos mais complexos, tais como implantes zigomáticos, este pode agir como um ‘cirurgia a seco' para colocação do implante dentário. Modelos anatômicos são usados rotineiramente para