Implantação de um Programa de Qualidade
A empresa em começou suas atividades em 2003, e cresceu rapidamente. Atualmente, conta com uma unidade no estado de Rio Grande do Sul, localizada em Gravataí, com 108 funcionários e 1.800 metros quadrados. Seus principais clientes são as montadoras de veículos e uma grande empresa do setor de máquinas agrícolas. A empresa não trabalha com o mercado de reposição. Seus produtos são basicamente peças estampadas, usinadas e pintadas.
A filosofia da empresa, formalmente expressa por seus dirigentes, é a seguinte: “O desenvolvimento da empresa está fundamentado em direcionar recursos para que as pessoas a ela vinculadas possam progredir através do trabalho e da capacidade de criar, gerando produtos e serviços que contribuam para o bem estar social”.
Quanto ao objetivo, ele é exprimido da seguinte maneira: “A empresa tem como principal objetivo aumentar sua participação no mercado através da melhoria contínua da Qualidade de seus produtos e serviços, com pontualidade nas entregas, preços competitivos e lucro adequado”.
A busca por um sistema de qualidade iniciou-se quando a empresa percebeu que não poderia mais ficar atrelada aos antigos princípios de administração. Os clientes tornaram-se cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos que compravam e aos preços e prazos que queriam pagar. A empresa tornou-se então responsável com a qualidade garantida, melhores preços e parcelamento competitivo.
Conscientes dessas mudanças, os principais dirigentes da empresa começaram a dedicar maior interesse à literatura e a cursos e seminários voltados para a modernização da indústria. Foi então que a empresa tomou contato com técnicas como Controle Estatístico do Processo (CEP), Kanban, Análise de Valor (AV), CCQ, Células de Manufatura, novos conceitos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) e outras. Entusiasmada com os resultados prometidos por essas técnicas administrativas, a empresa engajou-se rapidamente na