engenharia civil
Introdução
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra.
Objetivo
Obtenção da curva de compactação para uma umidade ótima de no mínimo cinco pontos.
Equipamentos utilizados
Almofariz e mão com borracha;
Peneira nº (4,8mm); (19,1mm) Balança;
Molde cilíndrico: 1000 Cm³, com base e colarinho;
Soquete cilíndrico;
Cápsulas para determinação de umidade;
Estufa.
Bandeja.
Preparação da Amostra
- Coletamos 05 amostra de 06 kg de uma certa quantidade de material seco ao ar e fazemos o destorroamento até que não haja torrões grandes;
- Adicionamos água para obter 5 pontos
- Peneira-se a amostra na peneira nº (4,8mm) e (19,1 mm) e em seguida determina-se sua umidade higroscópica.
Procedimento
- O teor de umidade que usamos é na proporção de 1%
- massa especifica do solo 2,4
- Adicionamos 290 ml de água destilada à amostra e homogeneizamos bem até se verificar certa consistência.
- Colocamos a amostra no cilindro em cinco camadas, cada camada é compactada com 26 golpes com o soquete caindo com a força da gravidade uniformemente sobre a superfície da camada, observando quê, após a primeira camada e as demais devemos fazer uma ranhura para que as camadas subseqüentes fixem umas nas outras.
- Depois de compactado as cinco camadas removem-se o colarinho e a base, aplaina-se a superfície do material à altura do molde e pesa-se o conjunto