Implantação da filosofia de gerenciamento de projeto
Atividade: Individual
Título: Analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos
Aluno: Andre H. Correa
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: 32
Introdução
Os projetos estão em toda parte de uma empresa e acontecendo a todo o momento. Qualquer evento único que esteja acontecendo, por mais simples que seja, exige que saibamos o qual resultado queremos, qual será o início, meio e fim, como serão as etapas e como elas serão feitas. Suponhamos a criação de um simples gabarito de solda. Ele até tem sua complexidade na geometria, dimensionais rigorosos, mas dificilmente afetará o custo da empresa, não fará parte da gestão estratégica da empresa, não definirá o futuro da empresa e mesmo assim ele é planejado pelos seus executores, estes sabem exatamente o que vão precisar para fazê-lo e como irão fazê-lo. Se uma peça simples, que não muda em nada a vida da empresa é planejado, o que diremos sobre planos para expansão da empresa, planos para investimentos de maquinários para a produção, planos de um novo produto para não ficar para trás perante a concorrência. O nível de complexidade destes planos para o dispositivo é enorme, logo o planejamento não pode ser apenas mental, pois envolve muitas variáveis, analises e tomada a estratégia errada as consequências podem ser gravíssimas. Para este tipo de tomada de decisão exige-se uma organização maior na execução, exige que saibamos desmembrar as tarefas, distinguir as etapas principais, definir pessoas para estas ações chaves, colocar metas, cronogramas etc.
“A gestão de projetos propicia a tomada de decisões mais eficazes, pois o nível de informações aumenta, reduzindo as surpresas desagradáveis, diminuindo o improviso e, ainda, potencializando a criatividade da equipe interna envolvida no projeto”. [S.L.: s.n.].
Modos e meios de implantação