Implantação da filosofia do gerenciamento de projetos
No contexto globalizado e de alta competência pelos mercados, as organizações precisam atualizar seus modelos de gestão, buscando mais agilidade em suas respostas. Nesse cenário os desafios para as empresas de pequeno e médio porte são muito maiores, pois para atuarem com eficiência e eficácia precisam adotar modelos de gestão que promovam uma intensa integração entre todos os seus processos.
Na busca pelo atingimento das metas organizacionais, é estratégico que se adote o modelo de gerenciamento por projeto, com foco em resultado, esse modelo é orientado a transformar em prática as diretrizes organizacionais.
Empresas de pequeno e médio têm constatado que a atuação por projeto é muito mais simples do que aparenta. Ocorre na verdade a desburocratização dos processos e não o contrário, os objetivos se tornam muito mais claros e simples e essa visão macro dos processos, mas com atenção a todas as atividades promove criatividade, inovação e traz ótimos retornos financeiros, já que as oportunidades de negócio ganham visibilidade.
Apesar do gerenciamento de projeto ser uma atividade estratégica e tão importante, não é tarefa fácil, requer conhecimento e atenção a diversos pontos chaves. O gerenciamento de projeto é realizado através da aplicação e integração dos seguintes macro-processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento e os processo integrados: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, comunicação, RH, aquisição.
O PBOK (Project Management Body of Knowledge) é um manual desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute) que contempla as melhores práticas de Gerenciamento de Projeto.
Para um Gerenciamento de Projeto sólido, os processos e conceitos devem ser apresentados de maneira simples e clara, pois o objetivo é implantar as práticas do PBOK através