Imperialismo
Imperialismo
Imperialismo (1875-1914)
● Fase superior do Capitalismo (Lênin) ● Ligado a Segunda Revolução Industrial (eletricidade, siderurgia do aço, indústria química, maquinas, estradas de ferro, navegação e o aparecimento dos automóveis e aviões) ● Modificações nas formas de produção da Riqueza das Nações. (capital Industrial + capital bancário) = Grandes Empresas ● Estados Nacionais e busca de mercados
Dominação Política, econômica e cultural
● Dominação política direta e indireta dos vastos territórios na América, África e sua subordinação econômica pelas principais potências industrializadas do planeta.
Discursos Imperialistas
É bom para estas grandes nações – admito a sua grandeza – que esse governo absoluto seja exercido por nós? Acho que é bom. Acho que a experiência mostra que sob nosso domínio eles conseguiram um governo muito melhor do que jamais tiveram em toda a história do mundo, um governo que não só é um benefício para eles, mas indubitavelmente um benefício para todo o Ocidente civilizado (...) Estamos no Egito não somente por causa dos egípicios, embora ali estejamos por sua causa; estamos também por causa da Europa em geral.” (1910- Arthur James Balfour)
Lógica discursiva
• Nós (superiores/cultura e civilização e os outros (selvagens e inferiores ) • Raça subjugada é uma raça inferior • Os dominantes sabem o que é bom para ele melhor do que os nativos. • As raças subjugadas não sabem o que bom para ela.
Sobre os orientais acreditam que “ sem energia, sem iniciativa, muito dados a uma adulação repugnante, a intrigas, astúcias e maldade para com os animais, os orientais nem sabem caminhar numa estrada ou num pavimento (suas mentes desordenadas não compreendem o que o inteligente europeu apreende imediatamente, que as estradas e os pavimentos são feitos para caminhar; os orientais são mentirosos contumazes, são letargicos e desconfiados, em tudo se opõem-se a clareza, a franqueza e à