Avaliação de desempenho
A Auditoria pode ser definida como sendo uma atividade formal e documentada, executada pôr pessoas que não tenham responsabilidades direta com a área auditada, sendo estas pessoas devidamente habilitadas e treinadas, utilizando-se de métodos de coleta a análise de informações baseadas em evidências objetivas e imparciais. É executada e balizada através de uma Norma ou um Check list de Auditoria.
A Auditoria da Qualidade é uma ferramenta chave de gestão para atingir os objetivos estabelecidos dentro de uma política organizacional. Ela avalia a correspondência entre as medidas planejadas e a implementação das mesmas. É bom lembrar que a decisão quanto a utilização de auditorias internas não cabe ao auditor mas a administração da empresa.
As auditoras devem ser efetuadas com o intuito de determinar se os vários elementos que compõem o sistema de qualidade de uma empresa são efetivos e adequados, contribuindo efetivamente para que os objetivos da qualidade estabelecidos sejam atingidos.
A Auditora da Qualidade também é uma grande arma referente a necessidade de reduzir, eliminar e principalmente prevenir as não-conformidades. Os resultados destas auditorias podem ser usados pela administração para melhorar o desempenho da organização.
REQUISITO ISO 9000 PARA AUDITORIA INTERNA
A norma ISO 9000, no elemento 4.17 &emdash; Auditorias da Qualidade, estabelece os seguintes requisitos quanto ao sistema de auditório interna a ser utilizado pela empresa: • Estabelecer e manter procedimentos documentados para planejamento e implementaçao de auditorias internas da qualidade, para verificar se as atividades da qualidade e respectivos resultados estão em conformidade com as disposições planejadas e para determinar a eficácia do sistema da qualidade. • O sistema de auditoria interna deve ser definido através de procedimentos internos que estruturem toda a sistemática a ser aplicada para o planejamento, execução, gerenciamento e revisão dos