De a si mesmo uma vida boa
Agir livremente sempre terá um preço a pagar “Faça o que quiser” Há tantos coisas que temos vontade e as vezes se tornam contraditórias.
Queremos um carro: Mas não queremos nos acidentar;
Queremos amigos, sem perder a independência;
Queremos ter dinheiro, mas não passar por cima do próximo;
Queremos saber coisas, mas compreende que precisa estudar;
Fazer o que quer: Escolher o melhor a vida boa, escolher viver melhor, interessar pela ética e escolher como viver melhor pois fim vida boa e ser Humano e ter relações com os outros seres humanos.
O que mais necessitamos ser,e humanos mas o homem não nasce totalmente homem, e nunca chega a se sem ajuda do outro o homem e uma realidade cultural e não apenas uma realidade biológico como os animais.
Ser humano e ser feliz, a exemplo dos personagens que o autor citou, não ser como trapaceiro Jacó que deu um valor meio em troca de um valor momento que desprezou o futuro e precipitou no presente pelos Lentilhas da má escolha.
Ser feliz e voltar para nós mesmos e nós fazer feliz.
Ser Esau ter nossos caprichos e problemas familiares mau resolvido.
Como o cidadão Kone que via só o imediato e não considerava ser humano dia a dia se transformou num robô sem sentimento e afeto.
A construção cociente do home
Segundo Sortre, não nascemos prontos temos a possibilidade de nós construir. O Existencialismo propõe encarar todos os aspectos adversos da vida. Por isso é preciso ter a consciência que sua ação se reflete para a humanidade.
O home e antes um existente no mundo ( ser no mundo) O homem e o que ele fez. Nós e que temos que construir a nossa existência sobre viventes.
Quando e?
A existência precede essência ou a essência precede a existência.
A essência precede quando penso primeiro a cadeira e ele pois dou a existência dela.
A existência precede essencial quando existir de Deus. Vem antes qualquer essência quando o homem dar uma finalidade em seus existências. Para sorta quando se