Imperialismo
Introdução
Este trabalho é uma compilação de acontecimentos históricos relacionados, e reconhecidos como imperialismo, nele são tratados vários aspectos desse aspecto, vária localidades onde ocorreu, suas características e formas.
Imperialismo
O imperialismo não é nenhuma novidade na história da humanidade. Desde os tempos antigos há registros de regiões dominado outras regiões, ou mesmo civilizações inteiras sendo submetidas por outras civilizações.
O imperialismo tem seu auge no século XIX, e tem os países europeus como seus principais agentes.
A partir da metade do século XIX, a Europa se torna o continente mais poderoso do mundo. A Revolução Industrial é um verdadeiro sucesso; as fábricas produzem a todo vapor, e produzem muito mais que a própria Europa pode consumir. Por isso, é preciso encontrar novos mercados para esses produtos industrializados, é preciso romper as fronteiras de outros países; não só para vender mais também para obter matérias-primas para as industrias.
E são basicamente esses dois fatores: a busca de novos mercados e obtenção de matérias-primas, os responsáveis pela maior corrida imperialista já vista entre os países europeus.Curiosamente, a mesma industria que trouxe riqueza, também trouxe a miséria, isso porque a utilização cada vez mais intensa das máquinas, gerava um número cada vez maior de desempregados. E onde há miséria, há instabilidade social, e instabilidade social, era uma coisa que os burgueses europeus não queriam. Muito simples, os mesmos países que compravam os produtos industrializados dos europeus e forneciam matéria-prima, tinham que receber também os desempregados. Foi assim que começou a grande imigração européia do século XIX.
O Imperialismo na África
Foi a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das