Impactos do aterro sanitário de caieiras
Tecnólogo em Gestão Ambiental
Impactos ambientais Central de Tratamento de Resíduos - Caieiras (CRT-Caieiras),
Bruno de Souza Lima
Luiz Augusto Pereira da Silva
Renato Barros
Rafael Gomes dos santos
Walter Guimarães
São Paulo
2013
Conteúdo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos ambientais e as suas medidas mitigadoras principalmente as medidas referente a qualidade do ar, descritos no licenciamento ambiental do empreendimento Central de Tratamento de Resíduos - Caieiras (CTR-Caieiras), unidade que realiza o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos urbanos e industriais.
Foram contemplada as análise das medidas mitigadoras descrita no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento, também foi feita a verificação dos documentos que comprove a realização das medidas e visitas de campo ao empreendimento para constatação das ações implementadas. Observando que todas as medidas mitigadoras propostas no processo de licenciamento ambiental do empreendimento foram executadas, garantindo a qualidade ambiental momentânea na CTR-Caieiras.
Palavras Chaves: Aterro Sanitário, Caeiras, poluição atmosférica, EIA/Rima e Impacto Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
A função principal dos aterros sanitários é tratar e dispor de forma adequada os resíduos sólidos urbanos. Os problemas gerados por estes resíduos ainda são um desafio para o Brasil. À coleta destes resíduos melhorou significativamente, mas a etapa final ainda deixa a deseja. A região sudeste registra ótimos índices de tratamentos destes resíduos e em São Paulo podemos verificar que ele conta com um rigor legislativo e fiscalizador forte, mas mesmo assim precisamos que os órgãos ambientais atuem de maneira mais efetiva aprimorando a disposição final destes resíduos. No ano de 2010 a Politica Nacional de Resíduos Sólidos finalmente foi aprovada pelo congresso e já