reagentes
Artigo Técnico
Avaliação das emissões superficiais do gás de aterros sanitários de grande porte
Tiago Nascimento Silva
Engenheiro Ambiental pela Universidade São Marcos (USM). Oceanógrafo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali. Engenheiro de Valorização de Resíduos na ESTRE Ambiental S.A. – São Paulo (SP), Brasil.
Fernando Souza Nazareth de Freitas
Engenheiro Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Pós-graduado em Gestão Ambiental (Senac).
Coordenador Operacional na ESSENCIS Soluções Ambientais S.A. da CTVA – Caieiras (SP), Brasil.
Giovano Candiani
Ecólogo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
Analista Ambiental na ESSENCIS Soluções Ambientais S.A. da CTVA – Caieiras (SP), Brasil.
Resumo
O presente trabalho apresentou os resultados das emissões de biogás pela superfície de dois aterros sanitários de grande porte. O trabalho consistiu na análise da fuga de biogás na superfície do aterro, por meio de uma placa de fluxo e análise laboratorial. A emissão média total no Aterro Bandeirantes foi de
0,00126 m3.CH4.m-2.h-1 e no Aterro Caieiras de 0,01222 m3.CH4.m-2.h-1. Com estes resultados foi possível determinar a fuga de biogás em ambos os locais.
No Aterro Bandeirantes a fuga total de biogás representou 16% e no Caieiras, 35%. As conclusões demonstraram que há uma perda significativa de biogás pela superfície dos dois aterros, comprometendo assim a eficiência do sistema de captação para aproveitamento do biogás.
Palavras-chave: aterro sanitário; biogás; metano; sistema de captação; emissão superficial; placa de fluxo.
Abstract
The present work showed the results of the biogas surface emissions from two large landfills. The study methodology consisted on escaping biogas analysis on the landfill surface,