Reagentes
Procedimento experimental:
1. Faça um suco de uva colocando as uvas para bater no liquidificador;
2. Transfira o suco com o bagaço para o garrafão de vidro;
3. Adicione o fermento biológico ao suco;
4. Faça um furo na rolha e passe a mangueira;
5. Tampe a boca do garrafão com a rolha;
6. Coloque um pouco de água dentro da mangueira, sem deixar cair no suco, e dobre com o elástico, conforme mostrado abaixo:
7. Depois de cerca de 10 dias, pegue a solução dentro do garrafão e filtre. Esse filtrado é o vinho.
Resultados e Discussão:
Como mostrado na introdução, os açúcares presentes no suco de uva sofreram fermentação e se transformaram em etanol, originando o vinho.
O professor pode perguntar para os alunos o que aconteceria se ele deixasse o garrafão aberto, sem a rolha, ou se deixasse uma parte do vinho obtido num copo exposto ao ar por alguns dias.
Nesses casos, haveria a oxidação do etanol pelos micro-organismos existentes no vinho, visto que ele não é uma bebida destilada, e também pela ação do oxigênio presente no ar. Toda reação de oxidação de um álcool primário forma um aldeído. O aldeído, por sua vez, sofre oxidação e forma um ácido carboxílico. Assim, no caso do etanol presente no vinho, sua oxidação originaria o etanal e, posteriormente, o ácido etanoico (ácido acético), que é o vinagre: O O ║ ║
H3C ─ CH2─ OH → H3C ─ C ─ H → H3C ─ C ─ OH ETANOL ETANAL ÁCIDO ETANOICO
Para impedir que isso ocorra ou pelo menos para retardar esse processo de oxidação dos vinhos, vários cuidados são tomados, por exemplo, eles são