caieira
Este trabalho tem como objetivo analisar os impactosambientais e as suas medidas mitigadoras principalmente as medidas referente a qualidade do ar, descritos no licenciamento ambiental do empreendimento Central de Tratamento de Resíduos - Caieiras(CTR-Caieiras), unidade que realiza o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos urbanos e industriais.
Foram contemplada as análise das medidas mitigadoras descrita no Estudo de ImpactoAmbiental (EIA) do empreendimento, também foi feita a verificação dos documentos que comprove a realização das medidas e visitas de campo ao empreendimento para constatação das ações implementadas.Observando que todas as medidas mitigadoras propostas no processo de licenciamento ambiental do empreendimento foram executadas, garantindo a qualidade ambiental momentânea na CTR-Caieiras.
PalavrasChaves: Aterro Sanitário, Caeiras, poluição atmosférica, EIA/Rima e Impacto Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
A função principal dos aterros sanitários é tratar e dispor de formaadequada os resíduos sólidos urbanos. Os problemas gerados por estes resíduos ainda são um desafio para o Brasil. À coleta destes resíduos melhorou significativamente, mas a etapa final ainda deixa adeseja.
A região sudeste registra ótimos índices de tratamentos destes resíduos e em São Paulo podemos verificar que ele conta com um rigor legislativo e fiscalizador forte, mas mesmo assim precisamosque os órgãos ambientais atuem de maneira mais efetiva aprimorando a disposição final destes resíduos. No ano de 2010 a Politica Nacional de Resíduos Sólidos finalmente foi aprovada pelo congresso e As poucas caieiras que existem no bairro Nova Republica causam problemas para o meio ambiente e para quem mora no local quem trafega pela rua, nas proximidades deste bairro pode se deparar, vez por outra, com a formação de fornos retangulares, feitos artesanalmente, revestidos de lenha, cheios de pedras, expelindo fumaça e fuligem pretas,