História/evolução de caieiras - sp
A cidade representada nesta resenha é a cidade de Caieiras/SP, fundada em 14 de Dezembro de 1958. Possui mais de 81 mil habitantes, com 96 Km² de área territorial e um PIB per capita de R$ 11.771,00 conforme censo realizado pelo IBGE em 2006)
Hoje é considerada uma cidade moderna, bem diferente à Caieiras do passado, que era do tipo cidade interiorana, em meio a eucaliptos, escondida e pouco conhecida, onde desde seu início, já havia explorações minerais de cal, que devido a grandes e hoje, históricos fornos para cal, originou seu próprio nome “Caieiras”, em seguida através das indústrias de papeis da região, as matas nativas foram sendo substituídas por plantações de Pinheiros, Eucaliptos, Pinus, Ciprestes, entre outros, razão também que hoje é conhecida como “Cidade dos Pinheirais”.
Apesar de no início não existir redes de saneamento básico e suas águas serem na época, provenientes de minas, poços e nascentes, não havia quase poluição, mas com o progresso, hoje possui quase 1.600 empresas, que chegam a empregar quase 20.000 pessoas, além dos serviços públicos, (Fonte IBGE 2008), e recebe grande destaque as indústrias de papel e celulose, que inicialmente poluíam muito, tanto o ar como as águas; o rio após essas empresas era morto, B.D.O. e muita lixívia e outros produtos químicos dos preparos de papeis e celuloses, descarregados diretamente na água do rio, sem nenhum tipo de tratamento e respeito ao meio ambiente.
Graças às novas legislações, essa realidade está aos poucos regredindo e o rio está voltando a dar sinais de vida. As águas da cidade hoje são 99% encanadas, com ótimo padrão de confiabilidade, fornecidas pela SABESP. A fauna e flora sofreram modificações de quase extermínio, que foi superado e recuperado pela conscientização do poder público e também da população. As estradas de terra