Análise de aterros sanitários de grande porte de São Paulo
Avaliação das emissões superficiais do gás de aterros sanitários de grande porte.
Artigo técnico de Eng. Sanitária Ambiental (Abr./jun. 2013), v.18 n.2.
Tiago Nascimento Silva –Eng. Ambiental (USM) e Oceanógrafo (Univali).
Fernando Souza N. de Freitas - Eng. Civil (FAAP), Pós-graduado em Gestão Ambiental (SENAC).
Giovano Candiani - Ecólogo (UNESP) e Doutor em Energia (UFABC).
_____________________________________________________________________________
A Obra - Resultados das emissões de biogás pela superfície de dois aterros sanitários de grande porte. O trabalho consistiu na análise da fuga de biogás na superfície dos aterros; Aterro Bandeirantes e Aterro Caieiras, por meio de uma placa de fluxo e análise laboratorial. Com estes resultados foi possível determinar a fuga de biogás em ambos os locais. No Aterro Bandeirantes a fuga total de biogás representou 16% e nas Caieiras, 35%.
Os Autores – Tiago Nascimento Silva; Engenheiro Ambiental pela Universidade São Marcos (USM). Oceanógrafo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali. Engenheiro de Valorização de Resíduos na ESTRE Ambiental S.A. – São Paulo (SP), Brasil.
Fernando Souza Nazareth de Freitas; Engenheiro Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Pós-graduado em Gestão Ambiental (Senac). Coordenador Operacional na ESSENCIS Soluções Ambientais S.A. da CTVA – Caieiras (SP), Brasil.
Giovano Candiani; Ecólogo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC).Analista Ambiental na ESSENCIS Soluções Ambientais S.A. da CTVA – Caieiras (SP), Brasil.
Resumos - No Brasil, a maior parte do resíduo sólido urbano destina-se aos aterros sanitários, sendo estes caracterizados como uma forma de disposição dos resíduos sólidos no solo, a qual, fundamentada em critérios de engenharia e procedimentos